A OKTOBERFEST DE MUNIQUE


Ahhhhhhhhh, a Oktoberfest da Alemanha! Começo esse post com um longo suspiro, porque sim: é DEMAIS. Se há uma festa mais divertida na face da terra, eu ainda não conheci nessa vida.  

Se você quer ir a Munique recomendo: vá a Oktoberfest. A festa, apesar do nome, começa em setembro.  Datas para a Oktoberfest e demais informações no site oficial: http://www.oktoberfest.de/en/

Na minha segunda trip pra Europa, desemboquei direto e reto em Munique, no aeroporto lindo Franz Josef Strauss, porém bem longe do centro da cidade. Mas não tem enrosco: vá de trem. 

Como funciona: Você sai todo saltitante do avião, e vai seguindo as placas verdinhas que indicam "S-Bahn". Existem duas linhas a S1 e a S8, e as duas passam pela estação central, a Hauptbahnhof, que foi onde eu desci. Você pode comprar o ticket no guichê do DB (Deutsche Bahn) ou em maquininhas espalhadas pelo aeroporto, que foi a minha escolha. Super fácil, basta selecionar o idioma (inglês ou espanhol), a opção "airport", "single ticket" e pagar em euros ou cartões habilitados ao exterior. Em 2012, o ticket custava algo em torno de 11,00 euros, e eu paguei com cartão VTM (explico melhor em outro post). O trem sai de 10 em 10 minutos, leva uns 40 minutos pra chegar na Estação central. De lá você pode pegar o metrô pra qualquer canto da lindona Munique. 

Eu me hospedei no maravilhouuuso Smart Stay Hostel Munich City. Suuuuper perto da Oktoberfest. Sério, na mesma rua, alguns passos e você cai de cara na festa. O hostel foi um dos melhores que já fiquei. Peguei um quarto compartilhado feminino para 06 pessoas, com banheiro. Paixão a primeira vista: mega espaçoso, limpo e confortável. Mas espere, ainda tem a última! Em todo o período da Oktoberfest rola baladinha todos os dias no hostel, com direito a DJ, e pasmem: tem fila de gente que não está hospedado querendo entrar. Realmente muito legal para interagir com a galera do hostel. Mas detalhe: reserve com muita antecedência, tipo muita mesmo. Se possível um ano antes, sem exagero. O hostel lota super rápido e os preços sobem também. Eu tive sorte de conseguir fazer a reserva em Abril, mas paguei muito caro, R$ 900,00 reais, quando poderia ter pagado bem menos, coisa em torno de R$300,00 se tivesse reservado antes. 


Assim que cheguei no hostel, larguei as coisas e o desespero pra bater perna foi tanto que tranquei minha bolsa no locker com a chave dentro. Sim, fui totalmente tapada!Desci para pedir ao atendente que me ajudasse, e ele me deu um alicate enorme, como se eu, uma dama indefesa, tivesse força para quebrar o cadeado. Subi com o alicate, e fiquei na porta do quarto esperando o primeiro rapaz másculo que passasse para interceptá-lo! Foi o que aconteceu, e um moço estourou o cadeado pra mim. Que vexame!Depois dessa burrice, aí sim: corri para a festa. Era uma sexta-feira, 16 horas, e aquilo estava bombando. BOMBANDO mesmo! Impossível de se conseguir entrar nas tendas sem uma looonga espera. E a festa lá acontece mesmo dentro das diversas tendas gigantescas, pois só dentro delas o pessoal pode beber. Nunca circule na festa com os gigantescos copos de vidro de cerveja, ok?! Só consuma lá dentro. 

         

Do lado de fora tem várias barraquinhas de comida, muita linguiça, brinquedos de parque de diversão e coisinhas para se comprar. Nesse dia eu desisti de enfrentar as filas, e fiquei dando volta no recinto da festa mesmo, vendo muita gente feliz e caída pelos cantos. 

         

Detalhe galera: O evento tem muita segurança e eu não vi nenhum tipo de confusão, nem nunca ouvi relatos sobre. Mas é fato que as pessoas ficam caídas de bêbadas pelos cantos, inclusive nas estações de metrô, mas fora isso achei bem de boa. 

                            

No outro dia, levantei disposta a ir pra festa mais cedo. Mais cedo, significa: Muito cedo! No hostel me informaram que o certo era ir ás 08 horas da manhã. SIM, o pessoal acorda na pinga. Pra quem é bebum pode não se surpreender, mas a galera começa a colar na festa nesse horário. Tomei café da manhã, e lá fui eu ás 9 da manhã! Entrei na tenda da cerveja Paulaner, sentei sozinha numa mesa e pedi um pretzel gigante (é horrível, odiei! Dei metade pro rapaz que sentou depois na mesa). Não demorou muito e uns meninos pediram pra sentar comigo (se houver um espacinho na mesa alguém vai pedir para sentar, não seja anti-social), e logo eu estava interagindo com essa galerinha muito legal de italianos (doidos) e canadenses (fofuxos). 
         

Dica: Tudo o que você pedir deve ser pago na hora para a garçonete. A cerveja é vendida numa caneca de vidro de um litro e em 2012 estava custando 9,95 euros. Para comer tem várias opções, desde coxas gigantes de frango, e claro muitos salsichões. Eu pedi uma sopa de legumes acompanhada de pães, e estava uma delicinha. 

De hora em hora rola uma bandinha alemã que repete o “hino” da Oktobeferst: "Einn prosit, Ein prosit....blá blá em alemão". E com o passar das horas e o pessoal ficando mais bêbado animado, começam a subir na mesa para cantar e tem aqueles que entram pra disputa de tentar virar a caneca de 1 litro de cerveja de uma vez só. 

Eu fiz mil vídeos desses momentos, mas perdi todos. Mas separei este vídeo do Youtube, para vocês ouvirem o "Ein prosit" e sentirem a vibe!
(Destaque para o alemão bêbado cantando quase no fim do vídeo)

                           

Vídeo extraído do youtube, link: https://www.youtube.com/watch?v=g7Y3GhbfBuU

Realmente, a Oktoberfest é incrível, pois você se diverte e conhece gente do mundo todo. E ahh, quase todo mundo vai com a roupa típica alemã. Eu não fui e me senti um pouco deslocada. Se eu fosse novamente por certo que eu iria levar ou comprar lá uma roupitcha para arrasar na festa, isso é fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário